Aula de Au Pair 2

Archive for the ‘Drive me crazy’ Category

Tenho certeza que na hora que você tava fazendo seu application, assinalou que se sente confortável em dirigir na neve, mesmo sem nunca ter dirigido. Eu também.

Não dá para imaginar como é realmente estar na neve. A primeira vez que você acorda e vê tudo branquinho é maravilhoso, depois você vem que é cansativo, escorregadio, divertido, e outras coisas mais. Mas e para dirigir?

Eu bati o carro. No poste. Fui dirigir às 5 da manhã e o carro dormiu fora da garagem (porque a garagem tava lotada de coisas, como é típico dos americanos) e eis que tinha gelo formado no meu para-brisa! E eu não tava enxergando e bati na curva. Não faça isso! Quando for chegando o frio, lá por novembro (depende de onde você estiver), já vá pesquisando como se virar quando a neve chegar.

Tenha no carro uma toalha e uma pá. Tenha na bolsa um spray. Ãhn, Paula?

Bom, a toalha você vai precisar várias vezes que estiver dirigindo à noite. É só eu parar para comprar alguma coisa que quando eu volto, o carro tá todo molhado, embaçado. Na primeira vez que isso aconteceu e eu não estava preparada, tive que usar minha bolsa para secar o carro, senão eu não iria enxergar nada!

Pode formar gelinho se demorar horas, e por isso eu tenho muitas garrafas d’água no carro, caso eu precise descongelá-lo. Mas em geral, você só tem que ligar o carro por alguns minutos para esquentá-lo e fazer o gelo derreter.

Um dia, eu fui dirigir e o carro não abriu a porta, porque tava congelado, grudado. E é aí que vem o spray. Tem um spray que você aplica no buraco da chave e faz o carro abrir. Eu não sei exatamente como funciona, porque eu nunca mais deixei o carro tanto tempo lá fora na neve a ponto de ter que usar o spray que minha host me deu. Peça esse spray para seus hosts. Aliás, nesse dia que meu carro congelou, eu joguei água em temperatura ambiente para descongelar a porta. Vê se não joga água quente no seu carro congelado, vai que dá um choque térmico e quebra o vidro ou coisa parecida!

E no caso do seu carro ficar debaixo de neve mesmo, use a pá para tirar a neve dos vidros.

 

No volante

O segredo de dirigir na neve é: vá devagar e com cuidado extra. A neve deixa escorregadio com o gelo e escorregadio quando o gelo tá derretendo. O gelo vai se formando com o derretimento da neve por causa dos motores dos carros e o frio da temperatura. Sim, fica bem duro e impossível de tirar com uma pá (eu tentei).

Quando você parar na esquina, lembre-se que o seu carro está derretendo o gelo e que vai estar mais escorregadio na hora que você for sair, então tome cuidado.

Em algumas ruas, a neve vai tampar as faixas e você não vai saber exatamente se tá no lugar certo. Siga a multidão, faça o que os outros carros estão fazendo, veja como está a marca dos pneus no asfalto.

Leia o livrinho para tirar carta de motorista no seu estado, porque deve haver especificações sobre neve. Por exemplo, quando neva, a prefeitura tem que limpar as ruas e isso quer dizer vir com um trambolho tirar a neve do caminho e um carro estacionado no lugar errado pode ferrar tudo. Em Wisconsin, você tem que saber em qual lado da rua pode-se estacionar quando neva, pois o outro lado é pra máquina passar. E, claro, se estacionar no lugar errado, leva multa.

Na hora de brecar na neve, não dá para fazer parada total, tem que ser uma brecada aos pouquinhos, repetidas vezes. Treine isso antes da neve chegar. Ande e tente parar o carro apertando o pedal do breque várias vezes de levinho, e não apertando de uma vez. Tipo, dois apertos por segundo. Se você pisar total no breque, você vai escorregar e perder o controle. Mas, calma, talvez você não precise nada disso, talvez o seu carro já venha acoplado com um breque especial que sente quando você está brecando na neve. Pergunte isso para a sua host family. Caso você tenha esse breque, o carro irá automaticamente fazer as repetições e você só precisa pisar normal (talvez o carro faça algum barulhinho nessa hora).

Enfim, dirija com extra atenção e tenha cuidado especial nas curvas. Vá bem mais devagar antes da curva, pois você pode escorregar e o carro não responder ao seu volante quando você virar. Não tenha medo ou vergonha de ir igual uma tartaruga, ande na velocidade que você se sentir confortável, assim como você respondeu no seu application.

Uma coisa legal que eles tem aqui nos Estados Unidos sao os shuttles. Sao as vans. Mas sao melhores que as vans do Brasil, eh uma mistura de van e taxi. Elas podem te buscar na porta do hotel e te levar ate o seu terminal no aeroporto! E eh a metade do preco de um taxi.

Minha amiga ia viajar e queria que eu a levasse no aeroporto, porque ela (eh pao dura) nao queria pegar taxi, que ficava 60 dolares. Eu nao podia ir, e nem sabia do shuttle. Voltando das minhas ferias, meu host father falou para eu pegar o “blue shuttle”. Cheguei la no guiche no “blue shuttle” e nao tinha ninguem. Aih eu peguei o telefone que tinha la e fiquei procurando no panfleto que numero teria que ligar e PLIM a mulher ja atendeu, foi automatico. Ela perguntou meu nome completo, endereco de onde eu queria ir e disse que era pra eu sentar na poltrona em frente ate ser chamada. Aih o motorista chegou em 15 minutos, chamando o meu nome. Ele botou minhas malas na van, e fui eu sozinha ate a minha casa. Achei uma beleza! e queria contar para voce.

O shuttle que eu peguei tem um site e voce pode reservar online. Ele vai te buscar na sua casa quando voce quiser ir pro aeroporto! Existe em varias cidades dos Estados Unidos, de uma olhada no site. Mas, caso o Super Shuttle nao trabalhe na sua cidade, com certeza outra empresa trabalha, pesquise.

Ah, e nao esqueca da gorjeta pro motorista, ta.

Com uma sorte, voce vai ter carro. E seu carro vai ter GPS. Se nao tiver, eu aconselho que compre um (custa uns $119 um baratinho). Apesar do GPS ajudar, voce tambem vai ter que ajuda-lo. Tem siglas que deve aprender para escrever nele. Tambem serve pra quando voce for falar, nao fale a coisa errada. Confesso que achei que o Dr do meu endereco era de Doctor.

AVE – Avenue

BLVD – Boulevard

DR – Drive

FWY – Freeway

HWY – Highway

PKWY – Parkway

PLZ – Plaza

RD – Road

ST – Street

Tambem haverao as mesmas avenidas em direcoes diferentes, para o norte ou para o sul, por exemplo, mas voce nao precisa escrever “north”, soh o “n” eh o suficiente para o GPS (west, south, north, east), e sao usados no inicio do endereco. Ex: S Braeswood Blvd. Tome cuidado com essas siglas, porque por causa disso as vezes nao consiga encontrar o endereco no seu GPS.

Eu tinha agendado minha prova para as 9 da manha, mas chegando la com o meu host father, tinha uma fila de carros esperando e cada um demoraria 20 minutos. Ficamos la esperando ate as 10 e meia.

Entao um responsavel pede o documento do agendamento, um ID (meu passaporte), e o documento do carro. Tambem pediram pra eu ligar o carro e ver se tava tudo funcionando: luz, freio, buzina… Se nao estiver o carro legal, eles nao deixam voce fazer a prova.

Ate que veio alguem pra fazer a prova mesmo. Ele entrou no carro e foi simpatico. Foi o unico cara simpatico que encontrei la. Ele me perguntou qual era o ano do carro (eu nao sabia) e de quem era o carro. Ele disse tudo o que eu tinha e nao tinha que fazer: pare em frente a placa de pare, de sinal, quando der re, olhe para tras e observe os espelhos…

Logo ali em frente tinham duas marcacoes de estacionamento. Ao contrario de ter duas carcacas de carro pra voce fazer a balisa no meio (no Parana, pelo menos, eh assim), tinham duas varetas amarelas. Entao eu fiz a balisa e ele ate me deu uma ajudinha vendo se dava pra passar o carro. Se eu tocasse a calcada ou as varetas, ja reprovaria.

Depois da balisa, sai para a rua, que eh bem tranquila, foi so uma volta no quarteirao. Eu fiquei com medo de ir pra um lugar movimentado e tal, mas nao foi nada de mais. Ele ficou dizendo “esquerda”, “direita” e depois pediu para eu parar e dar re no meio da rua, tinham placas de pare no caminho, 1 semaforo e terminava com o estacionamento paralelo no local ja. Super simples.

Boa sorte.

Diferente do Brasil, aqui eles nao dao aulinhas, fazem testinho e passam filminho em auto-escolas. Voce so tem que provar que sabe.

Voce vai ate o lugar pra tirar a carta e entra numa fila de banco. Eu fiquei meia hora na fila. Aih na sua vez, voce diz que vai fazer seu primeiro teste escrito (writing test) e eles vao perguntar se voce quer o teste em ingles ou em espanhol (pelo menos aqui no Texas tem as duas opcoes). Ah, e leve seus documentos: passaporte e Social Security (carta da familia, carteira internacional do estudante, orkut, tudo o que voce puder levar). Eles te dao uma senha e voce aguarda ser chamada.

Quando eles te chamarem, voce vai para uma sala que parece aula de informatica e vai fazer o teste no computador, responder perguntas de multipla escolha. O resultado sai na hora e eles te dizem se voce passou ou nao e quando pode voltar para fazer o teste pratico.

Como voce sabe, os Estados Unidos tem varios estados, e cada estado tem uma lei diferente. Alguns estados nao admitem motoristas munidos com carta de habilitacao internacional. Nesses estados, eh preciso tirar a carta fazendo o teste la, com exame pratico e teorico, como no Brasil. Mas eh mais facil do que no Brasil, ta.



  • Manu MG: Ei Paula ... que gracinha vc dizer isso !!! Obrigada viu !!! Eu estou gostando muito de falar com eles .. Eu tenho medo apenas da questão da aliment
  • Pawlinha: Oi, Manu! Obrigada pelo comentário. Bom, família de judeus tem lá seus pros, como os feriados e as festas, que geralmente são legais e você ganha
  • Manu MG: Ei Paula ... Tudo bem !! Estou negociando com uma família de Judeus que só come comida Kosher ! Você recomenda fechar com uma família assim ? Eu t